Não basta ser empreendedor. É preciso profissionalizar-se como empresário. A carência de conhecimento de festão é seria ameaça à perpetuidade do negócio.
O empresário com vasta expertise da atividade foco do negócio pode ser resistente à ideia de se concentrar na gestão. Entretanto, focar-se unicamente na produção ou prestação de serviços não é suficiente para garantir estabilidade e desenvolvimento, já que a carência de conhecimento básicos em administração impede a adoção de estratégias eficientes.
Preparação e assessoramento adequado fazem a diferença para um crescimento sustentado. A empresa cresce. E, na evolução, amplia-se a necessidade de conhecimento em gestão. Sem este suporte, muitas sucumbem ao crescimento.
Erro corriqueiro do empresário despreparado é não saber planejar as contas da empresa. Assim, é comum usar o faturamento apenas para cobrir s despesas fixas e variáveis do negócio e retiradas arbitrárias de pró-labore, não reinvestindo qualquer valor, sejam em curto ou em longo prazo. A falta de planejamento financeiro abala seriamente a saúde da empresa.
A ilusão do caixa cheio, outra implicação da deficiência de informação, também é ameaça, pois muitas vezes compromete até a folha de pagamento e os tributos.