Ameh Assessoria Contabil e Juridica
Logo-sociais Whatapp Youtube Face Book
s

» noticiaisSucesso empresarial depende de organização e planejamento

Sucesso empresarial depende de organização e planejamento

Muito mais do que sonhos e promessas, o fim de um ano tão difícil como foi 2016 traz um enorme desafio para as empresas: manterem-se ativas e, de preferência, lucrativas. Só que isso pode não ser tão fácil.

De um lado, a economia não tem dado os sinais de retomada esperados. De outro, o Sistema Público de Escritura- ção Digital (Sped) continua a pleno vapor, com previsão de início de dois novos projetos: a Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída e o envio do livro Registro de Controle da Produção e do Estoque por meio do Bloco K. Nesse cenário, somente determinação não será suficiente para o empresário alcançar bons resultados.

Cada vez mais, os empreendimentos precisam ter metas e objetivos bem definidos. Além disso, devem estar com documentos e informações prontos e acessíveis, como se as obrigações acessórias tivessem de ser entregues para o fisco mensalmente.

Independentemente da crise, os desafios são constantes e os empreendedores não podem desprezá-los. Por isso, o começo do ano é o momento de planejar as ações para o período.

A crise deve trazer um rigor maior na análise das empresas, pois eventuais falhas têm impacto mais expressivo em situações críticas. As observações financeiras bem apuradas, tomando por  base a movimentação contábil do negócio, são de especial importância. Uma queda no faturamento e no resultado, por exemplo, pode sugerir a necessidade de um enquadramento tributário incomum para o perfil da empresa.

Também é importante que as empresas sempre progridam na mesma proporção que a exigência de informações pelo fisco. O Sped vem evoluindo e, a cada dia, o fornecimento de novas informações se torna realidade nesse projeto. A falta de entrega ou erros pode gerar pesadas multas, que vão interferir diretamente no resultado financeiro.

Contabilidade

Seja qual for o porte ou área de atuação, organização e planejamento devem estar presentes em todo e qualquer empreendimento para garantir sua sobrevivência, principalmente em épocas de vacas magras como as atuais.

Alguns empresários acreditam que os contadores devem se limitar a cumprir apenas as obrigações fiscais e legais. Ignoram que abrir espa- ço para esses profissionais ajudarem na condução do negócio pode ser uma ótima saída, pois grande parte das informações mais relevantes dentro das empresas é produzida a partir de dados contábeis.

O empresário precisa, ainda, ficar de olho em fatores internos e externos ao seu empreendimento. Nessa questão, novamente a parceria com o contador é indispensável. Além de ter o conhecimento técnico necessá- rio para o correto exercício da fun- ção, o profissional está familiarizado com o histórico da empresa e tem uma grande visão mercadológica para o segmento, podendo observar, inclusive, tendências para uma determinada atividade.

Benefícios da organização

1 Depois da “primeira arrumação”, a rotina é enormemente simplificada
2 O cumprimento de obrigações legais fica mais fácil e rápido
3 Os instrumentos de controle da empresa são aperfeiçoados e, em decorrência, as informações levantadas tornam-se mais confiáveis
4 A melhor qualidade dos dados apurados permite um planejamento mais factível 5 Economia tributária, seja por ter base para a escolha do regime mais adequado, seja por evitar multas por atraso ou prestação de informações incorretas
6 Mais segurança para gerir a empresa

 

 

 

 

 


AM&H Assessória Contábil
Rua Barão de Cotegipe 1.795 Queimadinha
Feira de Santana - Bahia
- Cep.: 44.050-012
Telefones.: (75) 3221.3645 - Cel.: (75) 99115-5906
www.amehassessoria.com.br