Prejuízo que poderá ser compensado em 2011
O ano de 2010 está se findando e geralmente neste período começamos a fazer um Balanço de todos os acontecimentos que fizeram parte de nossa vida pessoal e profissional, colocando todos os itens que fizeram ou irão fazer parte do resultado final deste exercício, chegando ao lucro ou prejuízo seja financeiro ou intelectual.
A Classe Contábil não poderia ser diferente, neste ano de 2010 tivemos muitos motivos para comemorar e também para lamentar. Foi um ano de vários debates sobre temas importantes que envolvem a Ciência Contábil, onde foram realizados vários fóruns e seminários pelo país sobre as ditas normas internacionais de contabilidade, debate sobre a tão sonhada reforma tributária, retorno do exame de suficiência, maior valorização profissional e não poderia deixar de citar a perca do nosso personagem mais ilustre: o Professor Dr. Antônio Lopes de Sá.
Nestes últimos meses a contabilidade nunca esteve tão em pauta. Mas as manchetes estampadas em jornais, revistas e sites pela internet não traziam mensagens de otimismo e esperança para a classe, pelo contrário, nos enviava um “tsunami” de dúvidas sobre determinadas ações e métodos aplicados por profissionais seja de maneira individual ou disseminadas em grupos.
Informações privilegiadas, balanços fantasiosos, números contraditórios, Ativos invisíveis, incalculáveis e manipuláveis, auditorias independentes, que de independentes não possuem nada, e aí perguntamos: O que podemos levar disto tudo para 2011?
Na verdade tudo isto deverá ficar enraizado em 2010 e devemos plantar uma nova semente no início de 2011 para que ao final possamos de fato colher bons frutos e apresentar um Balanço positivo de nossas ações e que as manchetes divulgadas em todos os meios de comunicação tragam resultados positivos de uma ciência tão importante para o mundo globalizado como é a Ciência Contábil.
Desde 1978 quando nosso ilustre cientista Dr. Antônio Lopes de Sá já fazia críticas a lei 6.404 de 1976, o mesmo já alertava sobre situações que a Ciência Contábil poderia enfrentar no decorrer das décadas devido ao mau uso ou falta de compromisso com itens que espelhem a verdade e possam levar ao mundo
de incertezas.
Autor: Rondinely Leal da Silva